terça-feira, 25 de junho de 2013

RELATO DO MARCO DA DIVISA (VIA COMFLORESTA)

Olá cachorrada! Eu, Ramon Krüger, resolvi fazer um reconhecimento pelo Alto Quirirí e encontrar um acesso alternativo ao Marco da Divisa entre PR e SC. A muitos meses olhava para a região de reflorestamento da Comfloresta e ficava traçando possíveis caminhos. Como realizamos uma subida de moto ao Alto Quirirí (ver post), aproveitei para emendar a aventura. Veja o vídeo:



Inicialmente o esperado era subir de moto e pegar um trecho de +- 2km a pé pelos campo de altitude. Mas como nestas ocasiões sempre acontece o inesperado.... Veja o mapa do que foi percorrido:



Tudo começa na última bifurcação antes da porteira do Alto Quirirí, nela deve-se seguir para a esquerda:


Poucos metros a frente haverá a ponte sobre o Rio Negro e uma porteira. Passando por ela, numa bifurcação, siga a direita e depois novamente a direita a té chegar na porteira da Comfloresta (carros não passarão pois existe um cadeado e um ponte no local está imprestável... motos até passam, mas logo em seguida haverá um lamaçal, recomendo moto de trilha):


Deste ponto em diante eu segui a pé, registrei uma forte subida. até chegar numa bifurcação. É opcional seguir pela esquerda chegar até um rio existente, ou seguir reto e prosseguir (eu segui pela esquerda e depois voltei ao caminho normal):


Na próxima bifurcação seguir a direita, e novamente a direita, quando iniciar uma nova subida. Após subir bastante haverá um atalho pela esquerda (ver mapa, não tirei foto, ao invés de subir você descerá um trecho até chegar numa benfeitoria para escoar a água... siga em frente, começará a subir novamente... quando este atalho terminar vai chegar numa estrada principal, siga pela esquerda).


Continuando a subir passará por um abrigo usado para os trabalhadores realizarem suas refeições. Seguindo a estrada haverá uma bifurcação, siga pela esquerda.


Em seguida haverão várias bifurcações, tanto para direita quanto esquerda... siga sempre pela estrada principal, sempre subindo (veja mapa). Quando estra estrada principal começar a descer preste atenção pois ele se dividirá 2x. Siga sempre pelo principal caminho que leve a direita. Mais uns 40 min de caminhada e avistará uma pequena lagoa (rasa), ali é o ponto final (na estrada). Entre na vegetação a direita e cruze o rio, entrando nos campos de altitude (repare que não haverá mais árvores, apenas campos).


Vá margeando a vegetação de forma que ela fique na sua esquerda, e siga pelos campos de altitude. Em determinado momento encontrarás um caminho que levará para leste e em direção ao marco da divisa. Só seguir.


Recomendações: é uma propriedade particular, sempre procure receber autorização para entrar. Não ande sozinho sem ter conhecimento da região e de noções de sobrevivência. Porte equipamentos adequados e para emergência (água, gps, mapa, celular - apesar de não ter cobertura de sinal, lanterna, barraca, facão).



Veja todas as fotos: Link

Cachorro do mato no Facebook: Link


AGENDE SUA TRILHA!
contato@cachorro.eco.br

2 comentários:

  1. Buenas moçada!
    Gostei do relato da trip. Legal ver o pessoal explorando mais essa região.
    Sobre as propriedades particulares da área, teriam contatos desse pessoal? Ando por ali, confesso, sem autorização pois nunca consegui encontrar um contato para isso e nunca cruzei com ninguém que não seja a peãozada que faz a manutenção dos reflorestamentos e nunca sabe nada.
    Abraço e bons ventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Getulio!

      Estamos com o mesmo 'problema', temos apenas o contato do pessoal da Ciser (que vocês certamente também tem), mas se descobrirmos compartilharemos!

      Parabéns pelo trabalho de vocês... inspirador! Futuramente podemos sincronizar atividades dos grupos!

      Abraço!

      Excluir